terça-feira, 8 de novembro de 2011

Campeonato 3ª Divisão Nacional


4ª Jornada





  VS
                     
      A.D. Afifense       vs            Ac. Leça

                                3 - 3
                        Marcadores: Sérgio Miranda (2); Patusco (1) 

5 Inicial:                          

Marco (Gr-A)                       Peres
Canedo                                 Holstein
Pako (A)                               Tata
Patusco (1)                            Lipe (AA - V) 
André (A)                             Gomes
                                             S. Miranda (2)

Resumo:

Este era o nosso 2º jogo em casa para o campeonato, do qual pretendíamos pontuar, vindos nós de uma derrota que acabou por ser justa, mas misturada com uma fraca prestação da arbitragem que influenciou o resultado em Paredes.

Assim tendo um adversário que liderava a tabela à entrada da jornada, sabíamos de antemão que não ia ser um jogo fácil para nós, visto a qualidade e experiência da Ac. de Leça (umas das candidatas à subida).

Assim entramos no jogo  com uma motivação extra, mas as coisas não corriam bem, tendo Pako feito a 1ª falta no jogo num lançe que se adivinhava de bastante perigo para a baliza, depois de ter ser batido no um para um pelo adversário. Livre Perigoso a entrada da área e Pako a levar na 1ª falta um cartão amarelo, algo contestável, que ficou logo condicionado.

A seguir vem o 1º caso do jogo, numa transição para o ataque Lipe, mete a bola para um lado e vai para outro (ao ultimo jogador defensivo da Ac. de leça) e o jogador da-lhe um toque claríssimo com o braço, mandando Lipe para o chão, interrompe o o contra ataque, apanhando a nossa equipa em contra-pé e ficando 2 jogadores sozinhos para o Gr. Marco..Golo!  Com tudo isto o arbitro ainda mostra o amarelo a Lipe por este mostrar o "arranhão" que teve do golpe com o braço do adversário.

De seguida subimos no terreno, com muita posse de bola, numa jogada novamente de transição Gomes sofre falta, sendo empurrado pelo adversário e caindo, nada sendo assinalado, pois "por coincidência" a Ac. de Leça ficaria num perigoso 2 para um.. acabando em Golo!  novamente, e não chamaria isto erro da arbitragem, pois a falta é clara, assim também como a tendência estranha do arbitro do lado da mesa.

0-2 foi este resultado injusto que se chegou ao intervalo. 

Na 2ª parte a equipa jogou com "garra e com alma" como se vem caracterizando, mas também pela sua enorme indignação com a actuação da equipa da arbitragem, pois nós sabemos que não vai ser pelas "tendências" dos árbitros que nos vão deitar abaixo! e tentamos jogar o nosso jogo ainda com mais força e vontade!!

E assim foi o que aconteceu, o Afifense subiu as suas linhas pressionando alto, encostando o adversário "as cordas" obrigando o adversário a errar mais vezes, Canedo num bom remate fora da área obriga ao Gr da Ac. de Leça, a ser protagonista no jogo, e depois de alguma insistência numa jogada individual, Sérgio Miranda a passar por 2 jogadores do Leça e com um remate "potente" de pé esquerdo! fez o 1º golo, dando assim ainda mais força e animo a equipa.

A equipa continuou com a pressão alta, e a Académica de Leça, pouco atacava, tendo apenas feito um remate ou outro, um deles com algum perigo, mas era o Afifense que procurava o golo. E numa jogada de bom entendimento entre Gomes e Patusco, este ultimo a fazer o golo que dava o empate na partida e colocava o pavilhão ao rubro ( onde mais uma vez, se encontrava com uma boa afluência, apoiando muito a equipa). 

Ora este espectáculo todo esta injecção de energia e motivação para a equipa, e está pressão ao adversário fez com que algum pensasse: "Ai não calma ai, isto está perigoso, vamos por lá um travão nisto" e assim foi, numa jogada de contra ataque da Ac. de Leç, Lipe puxa a camisola ao adversário no meio campo, mas soltando-po prontamente, este ainda corre uns metritos passa a bola para o seu colega de equipa este remata a baliza, mas sem perigo..ora pois bem, o arbitro para o jogo, e dá o 2º amarelo a Lipe, o que deixa muito a pensar. 
Pois se ia dar o 2º amarelo, o arbitro tinha que parar o jogo no lance e mostrar o vermelho, e não dar a lei da vantagem. Pois, por exemplo, se um jogador na área da mão mas esta sobra ainda para um jogador e faz golo, o arbitro não valida o golo, mas sim para de imediato e marca penalty e mostra vermelho ao infractor, ou seja NÃO dá lei da vantagem, pois expulsa um jogador.
Agora perguntamos, e se fosse golo, também dava o 2º amarelo a Lipe?? (até arisco dizer que sim...pois estávamos claramente por cima do jogo, e a incomodar..) Lipe que nunca tinha sido expulso até então desde que pratica futsal (5 anos).

Pois bem ainda assim as coisas correram-lhe mal (ao arbitro), pois mesmo a jogar com 4 jogadores, e com a raiva, força  e motivação por nova injustiça, (durante 2 min. ) não só conseguimos aguentar defensivamente, mas também houve um momento que partimos para o ataque mesmo jogando com 4 jogadores!

Novamente com 5 jogadores, numa boa jogada individual de André, passando por 3 adversarios! passa a bola para S. Miranda e este num bom remate marca o 3-2 virando o resultado de 0-2 ao intervalo.
Faltando 1minuto e meio para o final da partida. Mas mais uma vez o e infelizmente para nós, André comete a 6º falta, duvidosa e proveitosa do melhor jogador da Ac. de Leça, que mesmo não sendo tocado, atira-se para o chão (dito isto pelo jogador ao Andre, no final da partida), mas em caso de duvida, para o mesmo arbitro, toca a marcar contra o Afifense. Livre de 10m e Golo.

Acabando de seguida a partida, com a prestação da arbitragem abaixo do MUITO FRACO e claro com o descontentamento do publico e dos jogadores do Afifense. Tendo ainda expulsado um dirigente e mostrado um amarelo ao Gr Marco.

Quanto a partida, foi um jogo bastante intenso, contra uma boa equipa que, sem ter culpa do sucedido, tem argumentos para discutir a subida de divisão na nossa opinião. Uma equipa muito correcta e que com a sua experiência e criatividade joga um bom futsal. 

Sem querer com isto tudo estar a dizer que quando perdemos pontos, a culpa é dos arbitros. Não é isso que acontece só que estes dois últimos jogos (Paredes e Ac. de Leça) fomos claramente prejudicados com duas duplas de arbitragens muito tendenciosas. Ao contrario das duplas de arbitragens muito boas que já tivemos inclusive na derrota em casa, a contar para a taça, contra o Lordelo (árbitros da A.F.Porto), na vitória em Valpaços (A.F. Viseu) e do empate em casa com o Gualtar (A.F. Porto).

Só queremos fazer o nosso jogo, o nosso campeonato sem sermos prejudicados, não pelo menos tão escandalosamente como fomos nestes últimos jogos, pois sabemos que errar é normal neste tipo de desporto.







0 comentários: