Entrevista a Pako, atleta e capitão da A.D.Afifense Futsal:
1º- Cumprido 1 ano e meio de existência do departamento de futsal nesta Associação, qual o balanço que se faz à participação da modalidade?
- Julgo que o balanço é positivo, alias muito positivo. Isto porque em termos objectivos, cumpriu-se aquilo que se esperava desta modalidade pela direcção da A.D.A que era promover mais uma modalidade em Afife, com todo o desportivismo e respeito pelos "adversários" sem qualquer problema que degradasse a imagem e os conceitos morais desta Associação. Julgo até que era uma das duvidas que se tinha inicialmente por parte da direcção, até porque a "modalidade-mãe" da Associação é, e continua a ser o Andebol, disso ninguém duvida e é bom que assim o seja por muito tempo, o futsal apenas tenta acompanhar e ser, quem sabe um dia, igualmente o ADN desta associação.
Em termos Desportivos, creio que foi um Grande Ano onde conseguimos cumprir o objectivo proposto à direcção (e não o oposto, pois para a direcção bastava os objectivos que já mencionei) que era ser Campeão Distrital (logo no 1ºano) e a consequente subida de divisão. E assim o foi!
Em relação a este ano, os objectivos foram traçados e para já estamos a cumprir aquilo que desde logo assumimos: a manutenção. Para já esta a correr bem, não é fácil, mas nada é impossível e sobretudo acredito neste grupo.
2º- Pegando na frase "que se propôs à direcção em ser campeão", como surgiu a modalidade nesta Associação??
- Bem isto sempre foi uma ideia que um grupo de AMIGOS teve, do qual alguns de nós sempre tivemos o desejo de jogarmos juntos, já que nem sempre isso era possível noutros clubes. E foi assim que Eu, o André, o Romeu e o Zé Manel (dirigente) propusemos à Associação Desportiva Afifense, pois sabíamos que tinha que ser alguma associação que se partisse do zero, ou seja era mais fácil de poder estar todos os amigos juntos.
E assim foi, expusemos a nossa ideia, o nosso conceito e depois de se ter analisado esta oportunidade, de criar mais uma modalidade e com isto "crescer" ainda mais desportivamente, a direcção mais pela mão do nosso presidente o Dr. Pinheiro, decidiu dar uma oportunidade a estes "estranhos" mas sinceros amigos, de se criar o futsal nos quadros da Associação.
E foi com muito trabalho e sacrifício que pusemos a "maquina a funcionar", isto é a nível desportivo como a nível burocrático e financeiro, pois nem no ano passado foi fácil nem nesta época também o esta a ser, com os dias que correm é difícil arranjar patrocínios que continuem apostar no desporto..
3º- Quer com isto dizer que ninguém recebe no plantel?
- Sim é verdade, aqui ninguém recebe, dinheiro nenhum. Nenhum jogador recebe assim como ninguém da equipa técnica, nem o nosso motorista!! alias pelo contrario se calhar nos é que gastamos dinheiro no deslocamento para o pavilhão em Afife, visto a maior parte dos jogadores ser de Viana do Castelo. Alguns até vêm do Porto e de Pte da Barca sem receber dinheiro, pois infelizmente, não existem verbas para isso. Mas tudo por amor a camisola e amor ao desporto, à modalidade!! isso é de LOUVAR!!
Em contrapartida a direcção tenta ajudar no que pode e no que não pode, para termos as melhores condições possíveis, principalmente este ano, já que estamos no nacional e temos deslocações a vários distritos nortenhos.
4º- Falando a nivel desportivo, o que destaca da epoca passada?
O jogo?

- Sem duvida nenhuma, o ultimo jogo do campeonato contra o maior rival o Sta Luzia, uma autentica FINAL (de play-off), devido a um conjunto de circunstancias esse ultimo jogo tornou-se decisivo, de quem seria o campeão Distrital de Viana do Castelo.
- Alias nós não podíamos sequer empatar e tínhamos que ganhar por uma vantagem de 2 golos!!
- E sobretudo destaco esse jogo não só pela expressiva e merecida vitória (8-3) mas pelo FANTASTICO ambiente que o jogo proporcionou!! nunca tinha visto nada assim nos 6 anos de futsal que já tenho. Pavilhão completamente lotado, 2 estações de Radio a relatar o jogo em directo, meia dúzia de fotógrafos, musica da Liga dos Campeões =), árbitros de 1ª categoria (um deles internacional), muito Fair-Play nas bancadas e no jogo em geral e muito barulho e emoção pelo jogo, claro no fim champanhe, festa e um surpreendente fogo de artificio proporcionado pelo nosso director desportivo e grande amigo Luís Laranjo. Por outra palavras INOLVIDAVEL!! um hino ao Futsal.
O momento?
- Para mim o momento, são 2: Esse jogo da final contra o Sta. Luzia e o outro para mim, foi o jogo em casa contra o Fontão, ai a umas 4 jornadas do fim, onde sabíamos que nem nos nem o Sta Luzia podíamos perder pontos e nesse jogo podíamos ter deitado tudo a perder. Sabiamos que um empate era a nossa "morte" no campeonato, até pela qualidade e pelos jogos que o nosso adversário directo ia ter.
- A perder por 2-4 a 8 minutos do fim, era já pouco o tempo que tínhamos para dar a volta. Alguns de nós já não acreditávamos, mas depois de uma paragem de tempo, voltamos com TUDO para dentro do campo, sabíamos que se não arriscássemos não iríamos conseguir, e como se costuma dizer, jogamos mais com o coração do que com a cabeça, e desta vez resultou, viramos o jogo em 8 min de 2-4 para 6-4!! o MOMENTO!
O Negativo?
- No geral julgo que nível colectivo tudo foi correndo bem durante a época, mas talvez o negativo foi a pesada e inexplicável derrota, em casa frente ao Neiva 2-7! tudo correu mal nesse dia.
O Positivo?
- Sem duvida sermos Campeões logo no 1º ano de existencia. Conseguimos provar aquilo que apenas nos já sabíamos e que muitos duvidavam. E Finalmente jogarmos todos juntos.
- Sendo o colectivo uma das nossas armas, destaco também a contratação de Patusco no plantel a meio da temporada, veio trazer ainda mais qualidade e ambiente sem duvida.
5º- Relativamente a esta temporada, a equipa teve que se reforçar, mas manteve a maior parte dos jogadores da época anterior...
- Sim é verdade, manteve-se praticamente a mesma estrutura a nível de jogadores, a excepção do Ruca, do Cabecinha, do Diogo e do Nuno (Fisioterapeuta) que por motivos profissionais saíram da equipa este ano, mas não do grupo de amigos que fizeram, pois eles sabem que têm sempre as portas abertas. A ideia era de tentar manter todo o grupo de jogadores que cumpriram a sua palavra uns com os outros e com o Afifense na época de 2010/2011.
- Em contrapartida entraram jogadores, que não foram escolhidos ao acaso, isto porque para alem do seu valor a nivel desportivo, valorizamos o valor ao nivel de integração no grupo, ao encontro da identidade do grupo, que passa muito pelo respeito e amizade. Assim também como foi o caso do treinador Pira, que já nos conhece a todos. Sei que foram estes os argumentos propostos pela direcção ao nosso director desportivo para formar o plantel que iria "atacar" esta época desportiva.
6º- A quem destaca para o sucesso da equipa??
- Não destaco alguém em particular, destaco sim o colectivo, o grupo, os amigos que somos. Acho que cada um de nós tem qualidade em algum aspecto em particular e que com essas qualidades todas juntas formamos um grupo muito forte. Nem todos defendem bem, nem todos atacam bem, nem todos marcam golos, nem todos são fortes no 1 para 1, acho que cada um com a sua qualidade vai fazendo a diferença e isso nota-se colectivamente.
- A nivel tecnico julgo que temos para mim o melhor treinador de Guarda -Redes do distrito assim como um dos melhores treinadores, que nos vai incutindo a sua sabedoria "futsalistica" e novos métodos de trabalhos diferentes do ano passado.
- Fora das 4 linhas destaco sim uma pessoa, que tem lutado dia a dia, para manter possível este nosso sonho, que também é o dele, o nosso director desportivo, Luís Laranjo. Sabemos que tem feito um grande trabalho, talvez pouco "visível" as pessoas, mas não aos nossos olhos. Pois grande parte do nosso sucesso, 1º o devemos a ele. Obrigado!
7º- Mais alguma coisa que queira acrescentar..?
- Sim... um sentido OBRIGADO ao nosso publico que nos nossos jogos em casa nos apoia SEMPRE!! quer nos bons e nos maus momentos, são fantásticos! Alias a afluência aos nossos jogos superam as nossas expectativas. E que nos vão dando aquela força "extra" nos momentos mais complicados.
Um Bom Ano de 2012 a todos!!
Boa sorte para os objectivos da equipa!!